A Chute Inicial é a maior rede de escolas de futebol licenciadas do Brasil.
Esse patamar muito engrandece o Sport Club Corinthians Paulista, mas também nos alerta para a responsabilidade que temos ao cuidar dos milhares de alunos que viverão o sonho de tornar-se um jogador profissional.
Nosso objetivo é utilizar o esporte como ferramenta para socialização dos alunos, despertando-lhes valores que, sem dúvida, colaboram para a construção de um caráter íntegro.

Nossa principal missão é fazer com que os alunos, por meio de esporte, aprendam a ganhar e a perder, relacionem-se em grupo de forma harmoniosa, pratiquem uma atividade prazerosa e benéfica á saúde, aprendam a respeitar regras e criem ainda mais identidade com nosso clube, com nossa paixão em torcer para o Sport Club Corinthians Paulista.
Entretanto, cientes de que a maioria dos alunos tem o sonho de tornar-se um jogador profissional, não podemos tolher essa vontade, principalmente porque o ingresso dos talentos as equipes de base do Corinthians é muito mais fácil devido à proximidade dos licenciados com o clube nas avaliações semanais.

Sabemos que muitas escolas de futebol de times de camisa focam sua divulgação e suas principais ações de marketing na venda da ilusão de que qualquer aluno matriculado pode tornar-se o próximo astro da seleção.
Nesse aspecto, nossa filosofia tem a unidade e o alinhamento necessários para que, como objetivo principal, todas as nossas escolas priorizem as práticas de aula e os processos pedagógicos que buscam a socialização e a formação dos valores dos alunos e, como objetivo secundário, o incentivo ao sonho daqueles que têm talento e condição para tentar uma carreira dentro do futebol.

Temos ciência que a atividade física proporciona um meio de vida saudável, mas temos ciência também de que existem muitos outros benefícios de mesmo valor e que são vivenciados nas aulas: a convivência em equipe, o amplo congraçamento, a competitividade sadia. Essas coisas, só o esporte pode proporcionar.
Todos os nossos professores são  profissionais  de  Educação Física com registro no Conselho Regional  de  Educação  Física  –CREF.