Equidade para ter mais Qualidade

Nos contextos históricos damos muito valor as conquistas e buscamos cada vez mais o êxito em ser o melhor e valorizar somente o topo do ranking, porém os desafios de gestores e professores das escolas é por em pratica um ambiente justo e com igualdade de direitos.
Uma história que demonstra bem essa preocupação é o recado que a escola enviou junto com o boletim dos alunos cujo as notas não eram tão boas, “A vida é feita de coisas muito maiores. Ame-os e não os julgue”, cada criança ou adolescente tem um processo de saber diferente e isso deve ser respeitado.
Sim os estudos e o desempenho são importantes, porem que não tirem a confiança e dignidade das crianças, cada um tem uma habilidade ou está em um estágio maturacional diferentes, são indivíduos com tempos diferentes de amadurecimento e aprendizado.
É por isso que no processo de aprender em um ambiente competitivo é importante equalizar as capacidades e habilidades, tornando assim de forma mais justa as conquistas de cada um.
Levamos em consideração que a desigualdade que convivemos diariamente em nossa sociedade é algo a ser explorado nas aulas, não somente no ambiente esportivo mas em cada detalhe que os alunos possam refletir e entender sobre suas escolhas, isso vai desde respeitar os limites e qualidade de seus colegas até a compreensão de suas habilidades.
A Igualdade de oportunidades significa equidade, e dar uma educação idêntica para necessidades diferentes seria acentuar ainda mais as diferenças, por isso reconhecer a evolução e pontos a melhorar devem fazer parte da rotina dos alunos.
E que nesse processo de aprender e ensinar seja mais interessante e prazeroso para as crianças que já tem suas responsabilidades, mas que seja levada a sério a individualidade e habilidade de cada uma delas, neste momento, cobranças excessivas podem causar desinteresse e desistência do esporte.
Por tanto ter o equilíbrio entre a cobrança e incentivo são importantes para o aprendizado e desenvolvimento pleno das crianças.
Professor, Tavito