FALA PROFESSOR! – Edição #15 – 09/08/2019
11 de setembro de 2019
🥳 FESTA DE DIA DAS CRIANÇAS!!
7 de outubro de 2019
Show all

FALA PROFESSORA! – Edição #16 – 26/08/2019

Sorocaba, 26 de setembro de 2019.

Inclusão no Futebol

Olá, aqui é a Rafaela, secretária do Chute Inicial Sorocaba e venho por meio deste texto expor a importância da inclusão no futebol e no meio do esporte.

Ao longo desse anos que trabalho aqui no Chute Inicial Sorocaba, presenciei inúmeras situações de inclusão, inúmeros casos em que realmente a evolução do aluno foi notável devido a sua participação na escola, sua sociabilização com os demais alunos e principalmente pela prática regular de exercício físico.
Sabemos que a criança e o jovem portador de deficiência tem poucas oportunidades de sociabilizar além do meio familiar, e além disso poucas oportunidades de praticar um esporte.
É, e sempre será, nosso dever como educadores físicos tentar incluir e proporcionar a prática de exercício físico para esse indivíduo, e de alguma forma fazer com que ele se sinta parte do todo, fazer com que ele (dentro da sua limitação) sinta-se capaz como os demais.
Tive a oportunidade de acompanhar um caso específico que foi inclusive meu tema de TCC, no qual me impressionou e me chamou a atenção para esse tema, pois acompanhei o aluno desde seu início na escola e sei o quanto a prática do futebol está sendo importante para ele e para o seu desenvolvimento como ser humano.
O intuito do futebol é promover sim, todos os tipos de inclusão, desde proporcionar a prática do esporte para uma pessoa deficiente até a inclusão social de companheirismo que o esporte traz, de classe social, idade, gênero, biotipos diferentes, etc.
Não há limites quando o assunto é inclusão e na medida do possível faremos de tudo para atender crianças e jovens, sem distinção.
Todos acompanharam o caso da mãe que leva seu filho ao estádio e narra os jogos para ele, deficiente visual, que está ali sentindo a mesma emoção dela e de todos naquele lugar, caso esse que ganhou o mundo e deu o prêmio FIFA para a mãe de torcedora do ano de 2019! Mais um exemplo positivo de inclusão no Futebol.
Para encerrar confirmo que o futebol é muito mais do que só um jogo, envolve amor, emoção, evolução e superação, valores que tornam esse esporte apaixonante e que nos faz trabalhar dia a dia para proporcionar esse experiência para todos!

Rafaela Statkevicius, Chute Inicial Corinthians Sorocaba.

× Atendimento Via WhatsApp