Canal Youtube – O QUE É ESCOLA OURO?
13 de abril de 2019
Parceria – Chute Inicial & Yes! Idiomas
16 de abril de 2019
Show all

FALA PROFESSOR! – Edição #07 – 15/04/2019

INCLUSÃO NO FUTEBOL

Fala galera, tudo bem por aí? Aqui é o Professor Lucas e hoje irei abordar o contexto da inclusão que o futebol proporciona na nossa cultura e à inclusão de diversos grupos nas aulas e treinos de futebol que não apenas às crianças e jovens “bons de bola”.

O futebol é considerado um esporte democrático no qual integra-se na cultura brasileira. Isto significa que ao fazer parte da nossa cultura e todo tipo de pessoas podem e devem praticá-lo com liberdade, seja negro ou branco, o homem e a mulher, o rico e o pobre, o magro e o gordo, pessoas portadoras de algum tipo de limitação e de qualquer orientação sexual, qualquer que seja o seu contexto.

Porém, se fizermos uma análise prática é possível notar que há diversos preconceitos presentes na sociedade que são também transportados para o futebol, qualquer que seja o nível da prática. Um exemplo que é bastante pertinente nos dias atuais são os portadores de necessidades especiais diante a turma. O “diferente” não deve ser enxergado como um elemento prejudicial à aula. Mas sim muito pelo contrário, a presença de um portador de necessidades especiais, deve ser visto sempre como mais uma possibilidade de melhoria do ambiente de aprendizagem, possibilitando uma quebra de preconceitos, criando o respeito, entre outros aspectos benéficos a todos.

Por fim, ao proporcionar a prática e vivencia esportiva e social por parte de jovens de diferentes habilidades, tamanhos, gêneros e outras características de diferenciação, estamos não apenas propondo um bom convívio em quadras e no campo esportivo mas sobretudo preparando-os para a vida. Afinal, a sociedade é recheada de diferenças, e assim, sendo necessário saber lidar com elas a todo momento para o bem de nossas relações com os outros e com o mundo.

“Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a” Johann Goethe.

 

 

× Atendimento Via WhatsApp